Desse módulo de Formação constaram os trabalhos: Plano Anual de Leituras, Elaboração de Exercícios de Leitura e Sequência Didáctica.
Os mesmos estão disponíveis em:
http://docs.google.com/fileview?id=0B58yTyPqUVFKNjgwYjU0MzgtYjBjNC00MWIzLWJhYzUtMzk5MmMxN2FhZDYz&hl=pt_PT
Os mesmos estão disponíveis em:
http://docs.google.com/fileview?id=0B58yTyPqUVFKNjgwYjU0MzgtYjBjNC00MWIzLWJhYzUtMzk5MmMxN2FhZDYz&hl=pt_PT
http://docs.google.com/fileview?id=0B58yTyPqUVFKNzVhZDZiNTgtZmJiZC00M2QxLWI0NWYtZmI1MjgyZjI4YWFj&hl=pt_PT
http://docs.google.com/fileview?id=0B58yTyPqUVFKOWJkYmEyNTctMTMwYy00MGNhLWI2MWUtNTU3MzdhMjYyYWVi&hl=pt_PT.
Foram aqui incluídos por, no seu conjunto, terem permitido que se aprofundassem os conhecimentos teóricos sobre a competência Leitura, advindos não só do nosso contacto com o Programa, mas também da explanação levada a cabo pelos Formadores neste módulo. Per se: o PAL levou-me a reflectir sobre a ainda predominância do texto narrativo, por um lado, e sobre o manancial de novas obras que tanto o PNL (Plano Nacional de Leitura) como o PRL(Plano Regional de Leitura) vêm oferecer aos professores, por outro; a elaboração de exercícios de Leitura testou a assimilação da Leitura processual, organizando-se a actividade criada com momentos de pré-leitura, leitura e pós-leitura; finalmente, a Sequência Didáctica foi o clímax da aprendizagem realizada até então na Formação, porquanto fez compreender a essência do Programa - os descritores de desempenho como operacionalização das competetências e promotores de um ensino eficaz.
Sem comentários:
Enviar um comentário