sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

3ª Sessão de Acompanhamento na Escola

Nesta sessão, os grupos de trabalho organizados na sessão anterior termiraram a actividade de anualização de um conteúdo do CEL, findo o que houve espaço para partilha de informação e reflexões. Destaquem-se as seguintes considerações:


a) há conteúdos que se cruzam em planos diferentes, até em competências diferentes, ou que implicam este cruzamento para que se concretize a sua leccionação;p.ex: o grupo que escolheu o conteúdo "sinais de pontuação" encontrou-o no plano da representação gráfica e ortográfica (p. 135), mas também na Escrita(p. 126), para além de, confrontados com o facto de ser um conteúdo leccionado no segundo ciclo, e no 3º, de acordo com o descritor de desempenho (p. 135 - "Sistematizar as regras do uso de sinais de pontuação"), ter de ser só consolidado, sentirem, então, necessidade de o cruzarem com os conteúdos dos modos de reprodução do discurso e frases complexas, de forma a complexificarem o seu trabalho ao longo dos três ano do ciclo.




b) todos os grupos de trabalho concordaram com a necessidade de ir consultar os ciclos anteriores, de modo a terem noção completa dos conhecimentos já adquiridos pelo aluno e o que estaria implicado nos descritores de desempenho e conteúdos elencados para o terceiro ciclo.




c) também foi unânime a constatação de que o espaço dedicado na grelha proposta para os resultados esperados se torna redundante em relação aos Programas, pois listam-se apenas 5 (p. 117), logo, são extremamente abrangentes, não permitindo um leitura diagonal da grelha, ao contrário do que acontece com a informação anualizada em termos de descritores e conteúdos.



De seguida, e como tinha sido apresentado o GIP do CEL aos docentes da minha escola, que o ficaram de ler em casa, foi-lhes proposto analisarem um exemplo de actividade de estudo da língua de 4 manuais de 7º ano em vigor, de acordo com a lista de verificação apresentada no GIP (pp. 27-37). No momento dedicado à partilha de informação e reflexões, foi sentida uma falha bastante grande na organização daquelas, segundo o preconizado nos Programas e exemplificado no GIP, enquanto laboratório de língua.


Para terminar a reflexão sobre a Competência CEL, a ESAQ contará com a preciosa colaboração da docente universitária Doutora Helena Montenegro, que, nos dias 5 e 19 de Março e 16 e 23 de Abril, se deslocará à nossa escola por forma a elucidar-nos sobre os conteúdos Formação de Palavras, Classes de Palavras, Funções Sintácticas e Frases Complexas.


Sem comentários:

Enviar um comentário