segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

1ª Sessão de Acompanhamento na ESAQ

Esta primeira sessão, realizada a 4 de Dezembro, e com a duração de 90 minutos, consistiu no enquadramento e na apresentação (fundamentos e conceitos-chave) dos Novos Programas aos colegas do grupo 300 e teve por base o material disponibilizado na Formação.
Os colegas participaram activamente, comentando e colocando dúvidas, mostrando, no fundo, grande vontade de conhecer os Novos Programas para os implementaram com rigor e precisão. Foi-lhes disponibilizado pela escola um exemplar dos Novos Programas em suporte digital e em papel.
A grande dúvida que ficou desta primeira sessão foi: até que ponto poder-se-á considerar um aluno competente em qualquer uma das competências no final de cada ano lectivo se o ensino está previsto por ciclos? Ou ele poderá regredir? Como exemplo concreto, analisou-se a competência da Leitura: com os conteúdos do sétimo e do oitavo anos, será fácil um aluno mediano ser competente; mas, no nono ano, com Gil Vicente e Camões, poderá não ser? Estas reflexões em grupo também permitiram outra dúvida: qual o lugar dos conteúdos num ensino por competências? E como se ensina por competências? Pior, como se avalia por competências?
Enfim, o grupo 300 da ESAQ mostrou-se empenhado neste trabalho, que está combinado acontecer quinzenalmente, mas com muitas apreensões.

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