segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Material - 2º Módulo

Os trabalhos propostos neste módulo de Formação - Guião de Análise do CEL, Análise de Actividades de Escrita e Exercício de Anualização - encontram-se disponíveis em:


http://docs.google.com/fileview?id=0B58yTyPqUVFKMGM0ZmEwMjgtODdkNC00YjgxLTk4YTEtYzlkODQ5YjUzNzE5&hl=pt_PT


http://docs.google.com/fileview?id=0B58yTyPqUVFKZjUyZjdiNDktNTZhNS00YmQ2LThkYWYtNDVlMWNjMTM0NzZl&hl=pt_PT


http://docs.google.com/fileview?id=0B58yTyPqUVFKNzExNjk2OGEtNjM0Zi00NTYzLWI4YjctYzcyOGUxYzRkMTIw&hl=pt_PT .

A inclusão da primeira actividade referida deve-se mais à reflexão que motivou sobre a prática do ensino da Língua nos moldes actuais por oposição ao que preconiza o Programa, nomeadamente com o laboratório gramatical, do que a si própria. Com efeito, através desta actividade, poder-se-á entender o deficiente domínio das estruturas linguísticas por parte dos alunos.

A análise a actividades de escrita publicadas em manuais escolares foi importante por possibilitar a consciencialização da importância dos materiais na planificação de uma actividade de escrita, para que essa possa corresponder aos pressupostos da escrita processual, nas suas três fases.

Quanto à anualização, apesar de ter sido proposta como actividade de grupo, incluindo membros representativos dos 3 ciclos, não foi possível terminar a tarefa na sessão presencial, pelo que, em casa, por não me considerar segura a tomar decisões relativas aos outros ciclos, completei apenas o que dizia respeito ao terceiro ciclo. Para além disto, na sessão de acompanhamento na ESAQ optei por propor a actividade simplificada apenas ao ciclo que a escola lecciona, daí que, na partilha de trabalhos, a minha proposta também, logicamente, deveria incidir apenas sobre este mesmo ciclo.


Sem comentários:

Enviar um comentário