segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

2ª Sessão de Acompanhamento na ESAQ

Na Escola Antero de Quental, a segunda sessão de acompanhamento dos Novos Programas versou a Competência CEL: apresentei uma breve síntese das conclusões do Estudo da DGIDC que nos foi facultado na última formação; retirei algumas citações dos programas relativas ao CEl e explorei-as com os colegas de grupo, mormente em termos de implicações para uma nova metodologia de ensino daquela competência; apresentei sumariamente, então, as novidades introduzinas nos Programas em termos de ensino da língua, nomeadamente o laboratório gramatical; fiz uma breve síntese do documento GIP do CEL, entretanto facultado ao grupo; a sessão terminou com um breve exercício de anualização de um conteúdo do CEL, segundo sugestão da nossa formação.
Da parte dos meus colegas há a registar os seguintes comentários: o tabalho exigido no laboratório gramatical é extremamente complexo e moroso, apesar de parecer útil em termos de aprendizagem efectiva do aluno; para funcionar plenamente o laboratório gramatical, seria necessário a possibilidade de turnos nas turmas, uma vez que os ritmos de aprendizagem diferentes implicam conhecimentos implícitos distintos, logo, aprendizagens explícitas também distintas.

Sem comentários:

Enviar um comentário