terça-feira, 29 de junho de 2010

6ª Sessão de Acompanhamento

A 6ª Sessão de Acompanhamento na ESAQ aconteceu a 29 de Junho, das 10h às 12h.
Numa primeira parte, os colegas terminaram a sequência didáctica proposta na sessão anterior, procedendo ao comentário analítico da mesma a partir da Matriz de Apreciação de uma Sequência Didáctica fornecida na Formação e, também, a partir da própria experiência de realização da tarefa.
Ressalve-se da análise feita que:
a) a elaboração da sequência didáctica permitiu um maior amadureciemnto das ideias até então debatidas sobre a execução do Programa em termos de ensino por competências;
b) a realização desta tarefa promoveu a consciencialização de como a gestão do Programa se torna mais fácil e mais vocacionada para uma aprendizagem significativa, por parte dos alunos, pois ter uma competência foco implica outra dinâmica para as aulas.
Quanto à estrutura proposta, os colegas consideraram-na, na Matriz de Apreciação, não totalmente funcional e de não muito fácil preenchimento. Alguns referiram que a detecção de conhecimentos prévios, apesar de efectivamente ajudar os percursos de aprendizagem, nem sempre é viável e eficiente, dadas as condicionates de uma turma heterogénea em termos de conhecimentos e aprendizagens.
Para terminar a sessão, os colegas opinaram sobre o funcionamento e utilidade das mesmas, concluindo, de uma forma geral, que tinham sido eficientes, principalmente por alternarem sempre momentos teóricos e práticos, o que propiciou um melhor conhecimento da filosofia educativa subjacente ao Programa. De todo as tarefas realizadas, consideraram a construção de uma sequência didáctica a mais útil para o trabalho futuro na implementação do Programa.

Sem comentários:

Enviar um comentário