segunda-feira, 21 de junho de 2010

Reflexão - 4ºMódulo de Formação

Dois momentos distintos mas igualmente importantes se destacam no 4º Módulo de Formação.
O primeiro dele diz respeito à reflexão promovida sobre a competência Escrita. De facto, a entrevista a António Lobo Antunes visionada no início da Formação acentuou a percepção que os professores de Português têm praticamente desde sempre: o quão difícil é corrigir um texto. Em ccontexto de sala de aula, o mesmo é dizer o quão difícil é promover uma correcção de texto que se realize na mobilização de aprendizagens para futuras escritas de textos. Neste sentido, a análise ao GIP Escrita corroborou, então, a importância da escrita processual, enfatizando o momento da revisão, em várias fases, apelando aos contextos promotores da escrita, porquanto o diálogo conducente à reflexão sobre o produto com vista ao seu aperfeiçoamento não deve partir unicamente do professor; devem os colegas ser nele implicados. É, portanto, uma visão da escrita como actividade cognitiva, que implica processamneto, construção e resolução de problemas, que aqui está implícita.
A reflexão sobre um exemplo de sequência didáctica, bem como a oportunidade oferecida para, face às conclusões retiradas a propósito, melhorar a sequência de grupo, permitiu um aprofundamento da aprendizagem realizada já no módulo anterior. A criação dos materiais previstos na referida sequência produzida em grupo no módulo anterior, por sua vez, permitiu-nos certificarmo-nos da correcta selecção dos descritores de desempenho e da gestão equitativa das competências, numa relação equilibrada entre a competência foco e as associadas. Aliás, é uma das mais importantes conclusões a retirar: só a gestão equitativa das competências, possível graças à dinâmica da elaboração de sequências didácticas, permitirá ao professor "cumprir o Programa", perdendo para todo o sempre o peso desta espada de Dâmocles, sem cair no erro da monotonia das aulas e conseguindo promover aprendizagens significativas em ambiente estimulante.
Em suma, não fosse esse o último módulo de Formação, os docentes formandos ganharam nova perspectiva e novo alento para o trabalho futuro de implementação dos Novos Programas.

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